Como você está sentado nesse momento? Provavelmente você está com as costas curvadas e o bumbum da metade para o final da cadeira, certo? Sabemos o quanto é difícil manter a postura correta por muito tempo, muitas vezes ela acaba se tornando desconfortável para os que não estão acostumados a pratica-la.
Na maioria das vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, as dores de cabeça, no pescoço, nas costas, joelhos e pés são comuns em pessoas que trabalham mais de 6 horas por dia sentados, durante 5 dias da semana. Isso ocorre quando ficamos muitas horas sentado na cadeira do trabalho reduzindo a curvatura natural da coluna, gerando dor na região lombar, no pescoço e nos ombros, e ainda diminui a circulação sanguínea nas pernas e pés.
Com o passar do tempo nos transformamos em uma máquina, reduzindo todo nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e automaticamente vamos desempenhando nossas tarefas, com o único foco de dar conta de tudo. O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansaço extremo e noites mal dormidas. Condições básicas para o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas ao trabalho.
Passar a prestar atenção na nossa postura diária não custa muito, garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada, além de evitar as dores nas costas, previne a hipercifose (corcunda). Também ajuda a amenizar doenças como tendinite, artrose e hérnia de disco (também conhecido como Bico de papagaio). Para evitar estes problemas é recomendado não ficar mais de 4 horas seguidas sentado, mas também é importante sentar-se na posição correta, onde há uma melhor distribuição do peso do corpo sobre a cadeira e a mesa.
Nosso corpo não foi feito para ficar parado, muito menos para passar longas horas sentado, ele precisa de movimentação para ativar os músculos. É necessário mantê-los fortes e elásticos para que possam manter uma boa postura, e o primeiro passo para isso é praticar qualquer atividade física.